Projeto: Centro de Cultura Brasileira Ilê Odara
Roma – Itália: Nosso grande Amigo Angelo “Capacete”, responsável pela Escola de Capoeira Matumbé em Roma e discípulo do mestre e amigo K.K. Bonates, iniciou um grande desafio e uma difícil jornada para realizar um sonho… Criar um Centro Cultural no coração de ROMA que tem como objetivo a preservação da história da cultura popular, afro-indígena brasileira além de implementar diversos projetos sócio-culturais e de ajuda humanitária através da arte-capoeira, musica, dança e cultura… O Centro de Cultura Brasileira Ilê Odara será, na concepção do contramestre Capacete um espaço de paz e harmonia que irá atender os mais carenciados, crianças em situação de vulnerabilidade e refugiados…
Desejamos a toda a família Matumbé, sucesso nesta árdua jornada no caminho para um mundo melhor… desejando sempre paz e muita capoeiragem… e que seu objetivo seja alcançado!!!
Luciano Milani
Centro de Cultura Brasileira Ilê Odara
Nós da Escola Matumbé Capoeira da cidade de Roma, Itália, temos o prazer e a honra de compartilhar com tod@s o mais novo e ambicioso projeto da nossa escola: a criação do primeiro Centro de Cultura Brasileira em Roma, no bairro de Testaccio, centro histórico da cidade eterna, que ajudará na preservação da história da cultura popular, afro-indígena brasileira (estudos e práticas) e colaborará com diferentes projetos socio-culturais.
Ilê Odara – Significado
Ilê Odara são duas palavras do idioma africano Iorubá/Yorubá.
Ilê – Casa, residência, moradia.
Odara – Belo, eficiente, paz, tranquilidade.
A escolha do nome Ilê Odara para o centro cultural advém de um conjunto de princípios, valores humanos e visão de mundo, que são transmitidos pela Escola Matumbé Capoeira. Em um momento em que o mundo está cada vez mais doente e precisando de mais amor, educação e solidariedade, o Centro de Cultura Brasileira Ilê Odara se tornará uma casa, um lar, um refúgio, onde tod@s (independentemente de género, etnia, crença ou religião) serão bem-vind@s. Para promover este movimento, nós, da escola Matumbé Capoeira Roma, temos o sonho de criar um novo espaço cultural no bairro de Testaccio, no centro histórico da cidade eterna, para ajudar a preservar e aumentar a história da Capoeira e da cultura afro-brasileira.
No ano de 2020, a Escola Matumbé Capoeira – Europa (Itália e Espanha) completou 10 anos de atividade. Desde 2013 que a Escola Matumbé Capoeira em Roma, sob a direção e coordernação de Angelo dos A. Oliveira (Contramestre Capacete), vem desenvolvendo um trabalho focado na preservação e manutenção da cultura afro-indígena brasileira, promovendo aulas, cursos, workshops e outros eventos culturais para a comunidade, agregando múltiplas manifestações artísticas e educacionais.
Infelizmente, o Covid-19 e o consequente confinamento interromperam bruscamente a maioria das atividades de produção da nossa escola, assim como os nossos projetos. Estamos enfrentando grandes dificuldades para obter o fundo necessário para a reestruturação do espaço. Mas não pretendemos desistir e por isso pedimos a ajuda de todos aqueles que acreditam no poder construtivo e na beleza desta arte ancestral.
- Você pode contribuir com uma doação, por favor, acesse a nossa plataforma: www.matumbecapoeira.com/
ileodara/
A nossa proposta é tornar este movimento cultural cada vez mais forte, criar comunidades na área e reunir várias gerações em uma atmosfera de troca de energias positivas, de culto do conhecimento e compartilhamento. Se conseguirmos inaugurar este centro de cultura brasileira, todos aqueles que deram a sua contribuição poderão receber a nossa hospitalidade e apoio em seus projetos, por isso contamos com todos e todas!
Ajudem-nos a escrever uma nova página na história da cultura afro-indígena brasileira em Roma! Muito obrigado!
Para maiores informações: [email protected] / [email protected]
O conteúdo Projeto: Centro de Cultura Brasileira Ilê Odara aparece primeiro em Portal Capoeira.
Comentários recentes