Cientista de Dados: o que faz, salário e como se tornar

A Cyber Security Data Science é crucial para a segurança da TI nas empresas porque permite o uso de técnicas avançadas de análise de dados para identificar, prever e mitigar ameaças cibernéticas de forma proativa. O cientista de dados nesta área aplica algoritmos de aprendizado de máquina e estatísticas para analisar grandes volumes de dados de rede, detectando padrões anômalos ou comportamentos suspeitos. Este trabalho é fundamental para a defesa contra ataques sofisticados e em evolução, garantindo a proteção de dados sensíveis e a continuidade dos negócios. A ciência de dados é considerada uma disciplina, enquanto os cientistas de dados são os praticantes desse campo. Os cientistas de dados não são necessariamente responsáveis diretos por todos os processos envolvidos no ciclo de vida da ciência de dados.

Um arquiteto de dados pode atuar como ligação entre as equipes de TI e os outros departamentos, alinhando as políticas de coleta e distribuição de dados com os objetivos estratégicos da empresa. Um engenheiro de Machine Learning, como também é chamado o profissional especializado na área, ganha em média o salário de R$ 7.884, segundo relatório do buscador de vagas Glassdoor. Afinal, os sistemas criados por esses profissionais não existem sozinhos, eles existem em um contexto, em uma organização/uma sociedade e geram impacto na vida de pessoas em todos os âmbitos.

Quais as funções de um cientista de dados?

Uma pessoa cientista de dados precisa considerar esses fatores, pois terá que lidar com cenários complexos em que os modelos têm que estar preparados para novos dados e mudanças nas características analisadas. Da mesma forma, a pessoa cientista de dados precisa saber avaliar o modelo, com métricas de aprendizado e controle de viés (que define se o modelo entende os dados analisados) e variância (sensibilidade do modelo aos dados de treinamento). Da mesma forma, é necessário aprender a manipular os dados em estruturas relacionais, de modo a efetuar consultas, filtragens e alterações nas bases. Também é interessante conhecer ferramentas para dados não estruturados, como as tecnologias e o movimento NoSQL.

  • Atuar como cientista de dados é possuir múltiplas competências e saber se adaptar a diferentes contextos empresariais.
  • O cientista de dados nesta área aplica algoritmos de aprendizado de máquina e estatísticas para analisar grandes volumes de dados de rede, detectando padrões anômalos ou comportamentos suspeitos.
  • Como resultado, é comum para um cientista de dados fazer parceria com engenheiros de machine learning para escalar modelos de machine learning.
  • Nessa busca, ele pode se deparar com artigos científicos sobre o assunto e até mesmo achar alguém que já esteve diante do mesmo problema e que tenha compartilhado na internet a solução que usou.

Em 2022, o LinkedIn demonstrou em uma pesquisa que a profissão apareceu entre os 25 cargos com demanda crescente no país no ano. E, caso você nunca tenha programado em sua vida, mas vive diariamente o Círculo Dourado para encarar problemas e desenvolver soluções, o Data Science já está presente em seu https://www.asomadetodosafetos.com/2024/04/a-importancia-dos-cientistas-de-dados-para-o-desenvolvimento-dos-negocios.html cotidiano. Se utilizado de forma eficiente, esses indicadores podem ser aproveitados para realizar predições para o futuro e mudar o rumo de como decisões são tomadas no mercado. Só gostar de internet, redes sociais e dispositivos eletrônicos não é suficiente para carreiras em áreas da tecnologia.

Mercado de trabalho

Se você gosta de matemática, tecnologia e ainda pensa em trabalhar com softwares, a faculdade de Sistemas de Informação pode ser a sua cara. É muito importante poder seguir uma carreira que sustente uma vida confortável. Então, aproveite para conhecer as principais delas e as atividades envolvidas. Profissionais formados em Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação podem se matricular nessa especialização em data science. Os alunos devem se matricular nas disciplinas optativas que miram essa carreira, como é o caso de programação e banco de dados. Os engenheiros de software assumem um papel fundamental na Ciência de Dados, porque são os responsáveis por desenvolver softwares capazes de coletar os dados que, posteriormente, serão usados para fins estratégicos.

Ao mesmo tempo, é fácil encontrar no mercado de trabalho cientistas de dados que vieram das mais diversas áreas. “Tem agrônomos, educadores físicos e até pessoas que não possuem curso superior que são ótimos cientistas de dados”, afirma Serrajordia. No primeiro momento, ele busca entender o problema que deverá ser solucionado. Nesta etapa, o cientista coleta informações dos especialistas do negócio para saber como eles enxergam o problema e para obter conhecimento técnico a respeito da empresa. Quando o setor de marketing relata que precisa melhorar a sua comunicação com o cliente, cabe ao cientista criar uma solução do zero.

Computação em nuvem

A trajetória educacional e o desenvolvimento de habilidades específicas são fundamentais para quem deseja seguir carreira e se tornar extremamente competente e requisitado. Um arquiteto de dados, por exemplo, pode deixar os dados separados para análise. O cientista de dados, por sua vez, executa as questões relacionadas a programação, uso de machine learning e análises. Em seguida, A importância dos cientistas de dados para o desenvolvimento dos negócios um designer transformará as informações graficamente para a melhor compreensão de outros setores da empresa. Em São Paulo, a PUC-SP também aposta na realização de cursos de bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial. A formação mescla conhecimentos interdisciplinares de estatística, engenharia, computação e economia com assuntos como machine learning e big data.

  • Os valores irão variar de acordo com a empresa contratante, funções exercidas e grau de formação profissional do contratado.
  • Isso porque, o Cientista de Dados precisa ter conhecimento de negócios, matemática, estatística e programação, além de ter pleno domínio no uso de planilhas, gráficos e apresentações.
  • A Cyber Security Data Science é crucial para a segurança da TI nas empresas porque permite o uso de técnicas avançadas de análise de dados para identificar, prever e mitigar ameaças cibernéticas de forma proativa.
  • A carreira de Cientista de Dados exige dedicação aos estudos, aquisição de habilidades em técnicas diversas e domínio de conhecimentos interdisciplinares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 + one =